São Miguel do Araguaia é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população estimada em 2010 era de 22.294 habitantes.
A região onde foi fundada a cidade de São Miguel do Araguaia começou a ser povoada em 1952, com a chegada de José Pereira do Nascimento, Lonzorick Belém e Ovídio Martins de Souza, que tinham como objetivo desenvolver projetos agropecuários. Na época o povoado era chamado pelos viajantes de "Povoado da Ponta da Linha", pois era ali o fim da estrada até o momento.
Só em14 de novembro de 1958, através da lei estadual de nº 2137, o povoado foi reconhecido pelo estado como município e denominado oficialmente São Miguel do Araguaia.
O município de São Miguel do Araguaia tem oito municípios limítrofes, ou seja, que fazem divisa com seu território, são eles: Formoso do Araguaia (Tocantins), Sandolândia (Tocantins), Araguaçu (Tocantins), Novo Planalto (Goiás), Bonópolis (Goiás), Mundo Novo (Goiás), Nova Crixás (Goiás) e Cocalinho (Mato Grosso).
Localizado às margens do Rio Araguaia, através do Porto de Luiz Alves, com belíssimas paisagens naturais e magnificas praias fluviais, São Miguel do Araguaia é o ponto de acesso à Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo.